Brincadeiras


Para que as crianças assimilem melhor o conteúdo trabalhado, nada melhor do que brincar.
Ano passado trabalhei essa brincadeira com o maternal, e foi ótimo.

Brincadeira do quadrado

No pátio faz-se quadrados um para cada aluno. Eles ficam dentro e a professora fala:

- Ado, ado, ado eu disse quadrado, todo mundo batendo palmas.
- Ado, ado, ado eu disse quadrado, todo mundo pulando num pé só. (isso eles farão dentro do quadrado)
Em seguida a professora fala:
- Andando, andando, andando e pulando (repete 2 ou 3 vezes).
Eu disse:
- Ado, ado, ado eu disse quadrado (manda imitar alguma coisa).

VARIAÇÕES:

1 - Pode-se colocar a inicial dentro do quadrado, pedir para trocarem com os amigos, onde eles terão que dizer de quem é e como chama aquela letra; dizer alguma palavra que começa.

2 - Brincar de vivo - morto dentro do quadrado.

3 - Brincar de dentro - fora.

4 - Fazer quadrados maiores nas cores amarelo, azul, verde, vermelho. Cada criança em um quadrado brincando livrmente, quando o professor disser:

- Ado, ado, ado quadrado amarelo, eles terão que ir só no amarelo, aproveitar e contar quantas crianças tem em cada quadrado amarelo.

Image Hosted by ImageShack.us


Brincadeira do círculo


No pátio, desenhe vários círculos grandes contendo as iniciais da turma, de forma que essas circunferências juntas, deem origem a outra, que englobe todas.
Coloque uma música bem animada e oriente as crianças a andarem do lado de fora do grande círculo. Em um determinado momento pare a música.
A este sinal, elas deverão encontrar e se posicionar dentro do local correspondente a letra inicial do seu nome. Se alguém tiver dificuldade, poderá ser ajudado pelos colegas.

OBS.: Assim que eu achar mais brincadeiras, posto aqui. Se você tiver alguma sugestão me mande, ficarei feliz em postar.

Image Hosted by ImageShack.us

Sem comentários: